Coordenação: Alessandra Nicodemos Oliveira Silva e Enio José Serra dos Santos
O presente projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a prática docente na EJA, mais especificamente a prática pedagógica de professores de geografia e de história que atuam em cursos de EJA. O problema que o caracteriza diz respeito às opções teórico-metodológicas destes docentes no que se refere ao trabalho pedagógico com o público jovem e adulto trabalhador, desde o repertório de temas privilegiados à abordagem dos conteúdos das aulas. Assim, tomando como hipótese o fato de que poucos ou nenhum desses profissionais tiveram a EJA como objeto de estudo em seus cursos de formação inicial ou mesmo de formação continuada, chega-se à seguinte questão problematizadora: que características marcam a prática docente no que se refere às bases e critérios utilizados para a seleção, organização e tratamento dos conteúdos escolares de história e de geografia no contexto da EJA? Nessa perspectiva, como campo de investigação da prática docente na EJA, pretende-se pesquisar a atuação de professores das disciplinas apontadas no âmbito do Programa Nova EJA. Política de Ensino Médio implementada, em 2013, pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).