Contato: mariacassab@yahoo.com.br
CASSAB, Mariana; VALÉRIO, V; CARDOSO, P. H. Atravessando os muros da universidade: As contribuições do evento ‘O que fazem o(a)s biólogo(a)s? Seguindo seus passos na história’ na ampliação da percepção pública da ciência e a formação docente. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 10, p. 39-56, 2017.
CASSAB, M. Educação de Jovens e Adultos, educação em ciências e currículo: diálogos potentes. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 21, p. 13-38, 2016.
CASSAB, M. e RESENDE, A. C.; NASCIMENTO, A. de S. e AZEVEDO, J. C. R. Pesquisas sobre a EJA na interface entre currículo e educação em Ciências e Biologia: primeiras incursões analíticas sobre a construção curricular no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Revista da Associação Brasileira de ensino de Biologia, N.09, 2016.
CASSAB, M.; DIAS, L. e LENIS, D. Interrogando a cultura escolar do Colégio João XXIII e as configurações curriculares na educação de jovens e adultos: primeiras incursões analíticas. Revista da Associação Brasileira de ensino de Biologia, N.09, 2016.
CASSAB, M; NASCIMENTO, A.; RESENDE, A.C.; AZEVEDO, J. C. Itinerários de pesquisa: a construção curricular em Ciências e Biologia na EJA. In: Daniele Lima-Tavares; Mariana Lima Vilela; Ana Cléa Moreira Ayres; Maria Matos. (Org.). Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. 1ed. Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 1-334.
SUIZANI, C.; CASSAB, M. Sobre a produção da área de Educação em Ciências e Biologia na EJA: apontamentos e provocações. In: Ana Ayres; Mariana Cassab e Daniele Tavares. (Org.). Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. 1ed.Curitiba: Prismas, 2014, v. 1, p. 69-97.
BORGES, T.; CASSAB, Mariana. Diversidade sexual na EJA: como tornar a escola um lugar da diferença, da cidadania e da democracia? In: Alessandra Nicodemos; Ana Carolina Oliveira Alves; Henrique Dias Sobral Silva. (Org.). Professores-pesquisadores da educação de jovens e adultos. 1ed.Judicaí: Paco, 2019, v. 1, p. 211-232.
CASSAB, Mariana. Certezas que precisamos perturbar, inquietações necessárias de se produzir: um ensaio sobre os sujeitos e os currículos de Ciências e Biologia na Educação e Jovens e adultos. In: Enio Serra; Ana Paula Abreu Moura. (Org.). Educação de Jovens e Adultos em debate. 1ed.Jundiaí: Paco editorial, 2017, v. 1, p. 75-98.
CASSAB, Mariana; NASCIMENTO, A.; RESENDE, A.C.; AZEVEDO, J. C. Itinerários de pesquisa: a construção curricular em Ciências e Biologia na EJA. In: Daniele Lima-Tavares; Mariana Lima Vilela; Ana Cléa Moreira Ayres; Maria Matos. (Org.). Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 1-334.