LIEJA | Produção Alessandra Nicodemos
465
page-template-default,page,page-id-465,ajax_leftright,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Professora Drª Alessandra Nicodemos – Faculdade de Educação – UFRJ

Currículo Lattes 

Contato: alenicodemosufrj@gmail.com

 

Artigos Completos publicados em periódicos

 

NICODEMOS, ALESSANDRA; FLOR, DÉBORA PETRILLO GRASSO. Material didático do Programa NEJA – tensões entre possibilidades emancipatórias e currículo prescritivo no trabalho docente em História. História & Ensino, v. 25, p. 139-157, 2019.

 

NICODEMOS, ALESSANDRA; OLIVEIRAS, PABLO DAS. De luta e de escola! mulheres quilombolas e experiências formativas. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, v. 17, p. 135-150, 2018.

 

NICODEMOS, Alessandra; SILVA, H. D. S.; ALVES, A. C. O. Afirmações e Resistências: cultura escolar e juventude. Locus (UFJF), v. 22, p. 353-373, 2016.

 

NICODEMOS, Alessandra. Práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos: conscientização ou conversão? Periferia (Duque de Caxias), v. 6, p. 1-15, 2015.

 

Livros publicados/organizados ou edições

 

NICODEMOS, Alessandra. Conhecimento e Docência: caminhos cruzados na Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. São Paulo: Paco, 2020. v. 1. 396 p.

 

NICODEMOS, Alessandra; ALVES, A. C. O. (Org.); SILVA, H. D. S. (Org.). Professores-Pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. São Paulo: Paco, 2019. v. 1. 288p.

 

NICODEMOS, Alessandra. Saberes e Práticas Docentes na Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Jundiaí, São Paulo: Paco, 2017. v. 01. 408p.

 

 

Capítulos de livros publicados

 

NICODEMOS, Alessandra; SILVA, D. C. As trajetórias escolares de jovens que chegam à Educação de Jovens e Adultos. In: Alessandra Nicodemos. (Org.). Conhecimento e Docência: caminhos cruzados da Educação de Jovens e Adultos. 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2020, v. 1, p. 19-36.

 

NICODEMOS, Alessandra; COTA, F. S. O professor orientador na Educação de Jovens e Adultos: entre ações e emoções na escolarização dos sujeitos. Conhecimento e Docência: caminhos cruzados na Educação de Jovens e Adultos. 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2020, v. 1, p. 293-312.

 

NICODEMOS, ALESSANDRA. A Educação de Jovens e Adultos em contexto conservador e ultraneoliberal: caminhos do desmonte, caminho da resistência. In: Elionaldo Fernandes Julião; Fabiana Rodrigues. (Org.). Reflexões Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos nas prisões. 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2019, v. 1, p. 9-241.

NICODEMOS, Alessandra; SANTOS, E. F. M. O Curso de Aperfeiçoamento EJA na Diversidade e Inclusão Social/UFRJ na perspectiva dos professores-cursistas. In: Alessandra Nicodemos; Ana Carolina Oliveira Alves; Henrique Sobral. (Org.). Professores-Pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos e suas escritas. 1ed.Jundiaí/SP: Paco, 2019, v. 01, p. 15-33.

 

NICODEMOS, Alessandra. A formação continuada de educadores de jovens e adultos na perspectiva da/na Educação Popular. In: Nicodemos, A. (Org.). Saberes e Práticas Docentes na Educação de Jovens e Adultos. 1ed.Jundiaí, São Paulo: Paco, 2017, v. 01, p. 337-346.

 

NICODEMOS, Alessandra. Regulação e autonomia no trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos nos dias atuais: como professores de História selecionam seus conteúdos? In: Ênio Serra; Ana Paula Abreu Moura. (Org.). Educação de Jovens e Adultos em debate. 1ed.: Paco Editorial, 2017, p. 53-73.

 

NICODEMOS, Alessandra. Os sentidos de viver a cidade: o Rio de Janeiro como espaço vivido dos trabalhadores. In: Carmen Teresa Gabriel; Ana Maria Monteiro; Marcus Bomfim Martins. (Org.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, v. 1, p. 187-201.

 

NICODEMOS, Alessandra. Ensino da História Negra na Educação de Jovens e Adultos trabalhadores e o legado da Educação Popular. In: Giovana Xavier. (Org.). Histórias da escravidão e do pós-abolição para as escolas. 1ed.Rio de Janeiro: Fino Trato, 2015, v., p. 89-98.

 

NICODEMOS, Alessandra; OLIVEIRA, P. Conhecimento ou ação: por onde principia? Educação e relações étnico-raciais no cotidiano escolar. In: Amílcar Araújo Pereira. (Org.). Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas afro-brasileiras nas salas de aula. 0ed.Brasília: Fundação Vale / UNESCO, 2014, p. 77-87.

 

NICODEMOS, Alessandra. As teorias críticas do currículo e o processo de execução, construção e ressignificação de práticas curriculares na EJA. In: Marta Lima de Souza. (Org.). Currículo em EJA: Saberes e práticas de educadores. 0ed.Rio de Janeiro: Sesc – Departamento Nacional, 2011, p. 38-53.