Coordenação: Marta Lima de Souza
O presente subprojeto de pesquisa em tela articula-se inter-institucionalmente ao projeto A organização curricular e pedagógica do trabalho alfabetizador em perspectiva discursiva: compilando princípios e elementos teórico-metodológicos e didáticos e tem como tema processos de ensino e aprendizagem da linguagem escrita e os processos de alfabetização em espaços escolares com e para jovens e adultos. O objetivo é contribuir para uma teoria do ensino da linguagem escrita, considerando as características dos processos de aprendizagem, que tenham como eixo a relação entre os discursos orais e escritos produzidos dentro e fora da escola. O procedimento teórico-metodológico priorizado tem sido a análise de indícios de reflexão dos sujeitos sobre aspectos constitutivos da produção de textos em linguagem escrita. Compreender modos como jovens e adultos aprendem a escrever no processo formal de alfabetização na escola e por meio de práticas pedagógicas nas quais o texto é o ponto de partida e de chegada tem sido nosso foco. A perspectiva política e epistemológica empreendida por nós encontra nos estudos teóricos de Bakhtin princípios que constituem o chão teórico para a definição de uma concepção política de alfabetização em que as práticas pedagógicas associadas a ela contribuam para a formação de pessoas emancipadas também na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O estudo toma como base a tensão histórica sobre pontos de partida para o processo alfabetizador, relacionada principalmente a concepções de sujeito, linguagem e alfabetização. A proposta consiste em analisar as produções escritas coletadas ou doadas no âmbito da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na EJA, de modo que possamos compreender os movimentos de jovens e adultos no próprio processo de aprender a escrita e contribuir para a consolidação de uma perspectiva discursiva de alfabetização com jovens e adultos.