Contato: souzamartalima@gmail.com
SOUZA, M. L.. Alfabetização de jovens e adultos: negações, resistências e desafios. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 15-31, 2019.
SOUZA, M. L. Poetizar, criar, fruir, visitar, conhecer a arte com jovens e adultos: pelo direito de ser mais. Revista do Professor Museu da República, v. PEJA2017, p. 22, 2017.
SOUZA, M. L. Educação de Jovens e Adultos: A alfabetização em perspectiva discursiva. Olh@res Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP, v.4, p.125 – 141, 2016.
SOUZA, M. L. Mulheres pouco escolarizadas: o que fazem com a leitura? O que a leitura faz com elas? Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v.vii, p.2518 – 2521, 2014.
SOUZA, M. L., GOULART, C., et al. A pesquisa sobre processos de produção de textos escritos em perspectiva discursiva. In: Aleph (UFF. Online), v.xii, p.101 – 114, 2016
SOUZA, M. L., GOULART, C. (orgs). Como alfabetizar? Na roda com professoras dos anos iniciais. Campinas: Papirus, 2015, v.1. p.111.
SOUZA, M. L., GARCIA, I. H. M. Linguagem escrita de adultos: análise de avaliação e atividades didáticas In: Aprender a escrita, aprender com a escrita. GOULART, C.; WILSON, V. (orgs). 1 ed. São Paulo: Summus Editorial, 2013, v.1, p. 1-256.
SOUZA, M. L. et al. ‘Não! A gente quer que você escreva no papel! Você ajuda a gente fazer isso?’ : O processo de aprender a escrita com a própria escrita. In: GOULART, C. M. A.; GARCIA, I. H. M.; CORAIS, M. C. (Org.). Alfabetização e discurso: dilemas e caminhos metodológicos. 1ed.Campinas: Mercado de letras, 2019, v. , p. 89-109.
SOUZA, M. L.. Prefácio. In: NICODEMOS, A.; ALVES, A. C. O.; SILVA , H. D. S.. (Org.). Professores-pesquisadores da educação de jovens e adultos e suas escritas. 1ed.Jundiaí: Paco, 2019, v. , p. 9-11.
SOUZA, M. L. Pesquisa sobre a produção de textos escritos de jovens e adultos. In: Alvaro Daniel Costa. (Org.). Cultura, cidadania e políticas públicas. 4ed.Ponta Grossa: Atena editora, 2019, v. 4, p. 107-117.
SOUZA, M. L. et al . ‘Como se fora brincadeira de roda’: universidade e educação básica de mãos dadas pelo ensino da escrita. In: Marcelo Macedo Corrêa e Castro; Rejane Maria de Almeida Amorim. (Org.). Ensino da escrita: da alfabetização ao curso superior. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, v. 1, p. 85-102.