Jaqueline Pereira Ventura – Coordenador
Este Projeto visa investigar a oferta formativa de nível médio especificamente no âmbito da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), considerando-se as redes federal e estadual de ensino, no estado do Rio de Janeiro. Partindo da identificação de formas históricas de organização da oferta de educação média no Brasil e dos impasses em torno das relações entre formação geral, formação profissional e educação de jovens e adultos, o projeto em tela tem como objetivo contribuir com o levantamento, sistematização e análise de dados estatísticos e de informações normativas e institucionais referentes à configuração da oferta da EJA de nível médio no Rio de Janeiro, particularmente no período de governo de Lula da Silva e de Dilma Roussef (2003-2013), considerando-se: as variadas ênfases formativas das redes, programas e cursos que compõem a oferta; bem como os padrões de formação a eles vinculados, envolvendo informações sobre o público-alvo, o seu efetivo alcance populacional e finalidades, as condições institucionais para sua realização e os principais parâmetros de realização do processo formativo. Referenciado no pensamento histórico crítico, a pesquisa abrange: revisão de literatura sobre o tema; levantamento e análise de documentos normativos incidentes na configuração da oferta educacional no estado; levantamento e análise de dados estatísticos demográficos, econômicos e educacionais; e realização de pesquisas qualitativas junto a instituições com diferentes itinerários formativos na oferta de educação de jovens e adultos de nível médio.